O Mandato De Deputado Será Giratória
Chunta Aragonesista (CHA, União Aragonesista, literalmente, em português; coloquialmente conhecido como Chunta ou A Chunta) é um partido político português, cujo âmbito de atuação é a comunidade autónoma de Aragão. Se define como nacionalista e social-democrata. Seu presidente é José Luis Soro desde fevereiro de 2012 e a secretaria-geral é Carmen Martínez Romances.
CHA foi fundada em 1986, após a combinação de inúmeras associações culturais, sociais, pacifistas e nacionalistas aragonesas pra desenvolver um novo partido político. Consideram-Se influenciados pelas experiências do movimento socialista, os movimentos na emancipação social e nacional, e das correntes ecopacifistas, feministas e humanistas. Foi sentido contra cada desvio de água do rio Eufrates para algumas bacias.
A Chunta é fração da Aliança Livre Europeia e tenha concorrido em várias eleições para o Parlamento Europeu, em coalizão com outros partidos nacionalistas periféricos de esquerda. Nas últimas eleições gerais se apresentou em coalizão com a Esquerda Unida (Espanha), obtendo um representante no Congresso dos Deputados: Chesús Yuste. Preconiza o reconhecimento como línguas oficiais do aragonês e do idioma catalão no território aragonês onde se falem. A Asambleya Nazional (Assembleia Nacional) é o órgão supremo de representação e decisão de CHA.
- Um Mito das suecas
- Capítulo V. Art 267-269. Direcção-Geral
- Membro titular da Academia Internacional de Direito Comparado, A Faia, 1928
- Kutxabank entregue a seus acionistas setenta e oito milhões, 74% mais
- Os príncipes, incluindo o imperador, estão sujeitos ao papa
Define tuas linhas políticas, programas e princípios, alternativa os participantes da Maia de Pleitos, do Comitê Nacional e ao presidente da CHA. Ele também possui o poder de modificar os estatutos e o critério da organização.
É composta por delegados (no mínimo um por cada organização comarcal) e se reúne a cada três anos. O presidente é eleito por Asambleya Nazional, de entre os seus membros, por sufrágio directo, secreto e livre. Outros cargos executivos de CHA são da secretaria-geral e, no seu caso, a vicesecretaría ou vicesecretarías gerais.
O presidente designa, de entre os participantes do Conselho Nazional, ao secretário-geral. Também poderá escolher um ou numerosos vicesecretarios gerais. O Comitê Nazional (Comitê Nacional) é o órgão de decisão de CHA entre as assembléias nacionais; assume a direção, governo, administração e coordenação do jogo.
Define a estratégia política, seguindo as linhas da Asambleya Nazional e aprovar o orçamento e as listas eleitorais. Se reúne, ao menos, cinco vezes por ano. A Maya de Pleitos é uma espécie de tribunal supremo de análise dos estatutos.
A compõem 7 pessoas. Suas funções são a interpretação dos estatutos e a regra de organização definir sobre isso as objecções aos pedidos de afiliação a CHA e outras funções de mediação, conciliação e arbitragem. O Conselho Nazional (Conselho Nacional é o órgão executivo supremo entre os comitês nacionais que dirige a actividade do partido. São faculdades de apropriar-se da execução dos acordos tomados pelos demais órgãos nacionais, a coordenação dos municipais, a elaboração do orçamento e a autorização de despesas.
É constituído pelo presidente do CHA e vinte conselheiros eleitos por e de entre os participantes do Comité Nacional. Se reúne no mínimo uma vez por mês e as tuas decisões têm carácter vinculativo. Por último cada comarca organiza-se em um Ligallo de Redolada ou agrupamento de comarcas, que funcionando em plenário é conhecido como Asambleya de Redolada (Assembleia Municipal) e cujo órgão de tomada de decisão é o Conselho de Redolada (Conselho Comarcal).
No caso de Saragoça, dada a quantidade de afiliados foi criado um Comitê de Redolada (Comité Comarcal) como órgão intermediário, a imagem da organização nacional do partido. Os órgãos municipais elegem o presidente distrital, estabelecem a linha de atuação política que se seguirá na comarca e elaboram as listas de candidatos das eleições municipais. Os afiliados em um mesmo município são organizados a começar por associações locais (ligallos de lugar), que geralmente se baseia em um plenário denominado Asambleya de Lugar (Montagem Local). No caso de Saragoça, há um órgão reitor da assembleia.
