Museu Nacional D'Art De Catalunya, Barcelona 1

Museu Nacional D’Art De Catalunya, Barcelona

Off Por

O expressionismo foi um movimento cultural surgido pela Alemanha no começo do século XX, que se reflete em um enorme número de campos: artes plásticas, arquitetura, literatura, música, cinema, teatro, dança, fotografia, etc., a Sua primeira manifestação foi no terreno da pintura, coincidindo no tempo com a aparição do fauvismo francês, fato que transformou a ambos movimentos artísticos nos primeiros expoentes das chamadas “vanguardas históricas”.

Mais que um tipo com características próprias comuns foi um movimento heterogêneo, uma atuação e uma forma de assimilar a arte que aglutinó numerosos artistas de tendências variadas e contrário formação e nível intelectual. O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade pra expressar de modo mais subjetiva que a meio ambiente e o ser humano, dando primazia à expressão dos sentimentos mais do que a especificação objetiva da realidade. Entendido desse modo, o expressionismo é extrapolado a cada época e espaço geográfico.

Assim, muitas vezes, foi qualificado de expressionista a obra de incalculáveis autores como Matthias Grünewald, de Pieter Brueghel, o Velho, El Greco ou Francisco de Goya. Alguns historiadores, pra distingui-lo, escrevem “expressionismo” -em minúsculas – como um termo genérico e “Expressionismo” -em maiúsculas – para o movimento alemão.

O expressionismo foi um movimento homogêneo, no entanto de enorme diversidade estilística: há um expressionismo modernista (Munch), identificado com o fauvismo (Rouault), cubista e futurista (Die Brücke), surrealista (Klee), abstrato (Kandinski), etc., Embora o seu centro de difusão se deu pela Alemanha, também é percebida em outros artistas europeus (Modigliani, Chagall, Soutine, Permeke) e americanos (Orozco, Rivera, Siqueiros, Portinari).

  • Schwarz, Georg: Kulturexperimente im Altertum, Berlim, 2010
  • 111 boas festas
  • onze RESULTADOS RESTAURAÇÃO
  • Os recursos das Comunidades Autónomas serão constituídos por
  • #1596 erdangerous
  • três O impulso do nacionalismo catalão, após o “desastre de 98”: a catalunha
  • 27 h E a casa de Portugal. O autor foi Lleonart, que leva dois
  • Salvaguardar os valores mobiliários e outros instrumentos representativos de investimentos

Na Alemanha organizou-se principalmente por volta de 2 grupos: Die Brücke (fundado em 1905), e Der Blaue Reiter (fundado em 1911), apesar de alguns artistas, não vinculados a nenhum grupo. A mudança do século XIX pro XX conduziu a imensas transformações políticas, sociais e culturais.

O termo “expressionismo” foi utilizado pela primeira vez pelo pintor francês Julien-Auguste Hervé, que usou a palavra “expressionisme” pra escolher uma série de quadros divulgados no Salão dos Independentes de Paris, em 1901, em oposição ao impressionismo.

Posteriormente, o termo expressionismo foi difundido pelo escritor Herwarth Walden, editor da revista Der Sturm (A tempestade), que se tornou o principal centro difusor do expressionismo alemão. O expressionismo surgiu como reação ao impressionismo: assim como os impressionistas plasmaban pela tela uma “cópia” do universo circundante, um claro reflexo dos sentidos, dos expressionistas pretendiam meditar o seu universo interior, uma “frase” de seus próprios sentimentos. Assim, os expressionistas empregaram a linha e a cor de um modo temperamental e emotivo, de potente conteúdo simbólico.