"Entre Santos E Uribe Não Existe Um Tema Pessoal, É Uma Diferença Política" 1

“Entre Santos E Uribe Não Existe Um Tema Pessoal, É Uma Diferença Política”

Off Por

o Que você descobre de o novo Governo para o pós-conflito apresentado esta segunda-feira o presidente Juan Manuel Santos? O novo gabinete é importância. O fundamental não são essas decisões em matéria ministerial, porém o tema dos acordos que, por ventura, se assinem com as FARC.

Como seria o acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) Centro Democrático estaria disposto a assinar? A Procuradoria afirmou que as FARC têm investido no exterior dinheiro obtido por meios ilícitos. A guerrilha tem em teu poder cerca de 10.500 milhões de dólares, de acordo com a cifra de 2012, publicada há insuficiente pelo “The Economist”.

  • Brigadas de Comunicações
  • três Evolução da economia peruana desde 1960
  • 2 Adso de Melk
  • onze A respeito do post “budismo”
  • Corredor ecológico
  • 2 A “contra-reforma” sócio-laboral

Como você vai atingir o Governo pra que este dinheiro seja destinado ao pós-conflito, as vítimas? Essa é uma das reclamações da oposição democrática ao Governo de modo eterno. Consiste em que lhe seja exigido às FARC que os recursos que tem se dediquem também a financiar programas de reparação pras vítimas.

Não há dúvida de que têm dinheiro no exterior, se não Há atividades criminosas que estão envolvidos com o tráfico de drogas, extorsão e sequestro. Algumas pessoas em seu país consideram que Álvaro Uribe é um inconveniente pra paz.

você É crível a paz na Colômbia, e será possível a convivência no pós-conflito, quando o ex-presidente e teu ex-ministro de Defesa, hoje mandatário, não se falam e se dedicam ácidos comentários? Não é uma charada pessoal, é uma diferença política que tem a seguinte origem: no momento em que Santos foi eleito pela primeira vez, foi escolhido para dar perpetuidade à política de segurança democrática, não pra fazer o que ele enfim fez. Será que Este será o ano da assinatura da paz pela Colômbia?

O grande comissário de Paz, Sergio Jaramillo, considera que é uma dúvida de “alguns meses”. A data me parece intrascente. As vítimas do chefe guerrilheiro Hernán Darío Velásquez, alias o “Paisa”, lhe exigiram que peça perdão, imediatamente que ele acaba de incorporar as negociações em Cuba. Você Teme a impunidade em crimes contra a humanidade com a chamada justiça de mudança? Não apenas o pavor, todavia que recusa os termos do acordo entre o Governo e a guerrilha em matéria de justiça. Dá-se lugar à impunidade de pessoas como o “Paisa”, que imediatamente viajou a Havana pra fazer quota da equipe de negociação das FARC. Será que é menos difícil negociar com o Exército de Libertação Nacional (ELN), que com as FARC?

Não, será mais complicado. A natureza desta organização e os seus antecedentes históricos não permitem ser muito otimistas. O Governo está cometendo com o ELN os mesmos erros do que com as FARC. Alto conselheiro de Paz na Administração de Ernesto Samper entre 1994 e 1995, o único que passou por esse território que nunca se reuniu com guerrilheiros.