Um Blog Para Compartilhar Sobre De Temas E Doutrinas De Nossa Fé Cristã Evangélica
As leis registradas no Antigo Testamento descobrem-se nos primeiros 5 livros da Bíblia. É em parte por esta razão que este conjunto é chamado dentro da tradição judaica como tôrah, termo que geralmente é traduzido por “lei” em castelhano. As leis registradas no Antigo Testamento descobrem-se nos primeiros 5 livros da Bíblia.
É em fração por esta causa que este conjunto é chamado dentro da tradição judaica como tôrah, termo que geralmente é traduzido por “lei” em castelhano. Se bem que, como veremos mais adiante, o termo tôrah, mais do que um descomplicado termo boa, é uma ideia com um profundo sentido religioso e pedagógico.
Estas leis da tôrah, constituem um conjunto de normas que tem uma origem e uma história muito diversos. Algumas delas são parcela de um fundo cultural comum com algumas leis dos países vizinhos a Israel. Outras remonta, sem sombra de dúvida, a Moisés que vem a ser a figura clássica do legislador, como o foi Davi, o salmista ou Salomão, o sábio. Em torno nesse serviço, fundante de Moisés foram-se agregando, como numa imensa bola de neve, leis posteriores que vieram de situações diferentes das daquele “primitivo Israel” do tempo mosaico. Como veremos depois, traços muito característicos, pela forma dessas normas, apontam que a tua origem é posterior.
Estas leis da tôrah foram classificadas pelos especialistas modernos em pelo menos três diferentes coleções chamadas códigos, e que respondem a diferentes circunstâncias históricas e preocupações religiosas. A expressão hebraica tôrah, traduzido geralmente por “lei”, em castelhano, significa também “instrução”.
Sendo assim, pela hora de falar das leis do Antigo Testamento, não necessitamos fantasiar, apenas, normas que exigem um cumprimento mecânico. Eram também indicações que orientaban as pessoas para saber como se guiar na existência diária. Não obedecia somente de um modo cego e pelo pânico. Se as respeitava, por causa de, em muitos casos, tornavam a existência mais suportável.
“Olhai, como Jeová, meu Deus, me determinou, eu vos ensino preceitos e normas, para que você coloque em prática na terra em que ides entrar pra tomar posse dela. E que nação há tão extenso, cujos preceitos e normas sejam tão justos como toda esta Lei que eu vos argumentada hoje? De acordo com uma tradição bíblica, Abraão saiu de Ur dos caldeus, e chegou à terra de Canaã (Gn 15.7). Estas são as origens mais antigas que desejamos traçar pro público de Israel.
- Registado em: 12 de dezembro de 2017
- C. P. R. Nossa Senhora das Escolas Pias: C/ Eugénia de Montijo, oitenta e três
- Córdoba: Tena avisa que “em alfredo marques augusto, há que deslocar-se brincar com o macaco de emprego”
- 5 Classificação de acordo com a intensidade
Para, nessa data, o rei Hamurabi da Babilônia havia codificado agora o famoso código de leis que leva teu nome. Muitos especialistas acreditam, em razão de, que Abraão, ou o grupo étnico ao qual pertencia o sabia que existia estas leis. Outros, pelo inverso, acreditam que as origens da legislação israelita localizam-se em Canaã, e que Israel tomou de seus vizinhos mais montados culturalmente, várias de suas leis. “Se um boi acornea a um homem ou a uma mulher e lhe causar a morte, o boi será apedrejado definitivamente, e a tua carne não se comerá, mas o dono do boi será absolvido.
Todavia, se o boi agora nome vem antes e o teu dono, advertido, não o guardou, deste modo se este boi matar um homem ou uma mulher, o boi será apedrejado, e assim como o seu dono morrerá. Se lhe estabelece uma compensação, se dará no resgate da tua vida tudo quanto lhe imponham. “Se um boi que vai pra o trajeto córnea e mata um homem, este caso não cabe reclamação. Se em uma briga um homem bate em outro e lhe razão um prejuízo, aquele que causou o prejuízo precisará jurar: “não possuo batido deliberadamente”. Mas como essa de existem elementos de perpetuidade nos focos tratados e em algumas das soluções legislativas propostas, existem bem como diferenças interessantes entre as duas legislações.