Reflexões Atuais A Respeito Da Tradição Retórica 1

Reflexões Atuais A Respeito Da Tradição Retórica

Off Por

É a literatura a atividade de formação linguística que normalmente é associada de forma mais direta para a construção de universo. Outras atividades de construção linguística também são capazes de ser consideradas como formas de geração de realidade que é proposta aos receptores, como maneiras de proposta de realidade.

A retórica, amplamente entendida como ciência dos discursos linguísticos orais (e escritos) com organização e finalidade persuasiva-convincente, se ocupa, de acordo com o anterior, de discursos em que há uma proposta de realidade. Tendo em conta a anterior discernimento, consideramos discursos de género deliberativo aqueles em que é dominante o componente deliberativo, que situa o discurso no domínio da decisão dos ouvintes com ligação a fatos futuros.

Como os discursos deliberativos estão orientados para a decisão dos ouvintes, esta é o ponto de destino da proposta de realidade e a situação da efetividade da realidade proposta. No que diz respeito aos discursos políticos deliberativos de feitio parlamentar, o funcionamento da proposta de realidade, é muito parelho ao dos discursos eleitorais. O orador propõe aos ouvintes que são capazes de decidir, que são os representantes políticos dos cidadãos, ou melhor, os membros das câmaras de representação política, de uma realidade virtual, sustentada pelo discurso, pela linguagem.

Com ligação à proposta de realidade que é levada a cabo nos discursos políticos de gênero deliberativo acontece de forma imediata uma explicitar de aceitação ou de rejeição pelos ouvintes. Os ouvintes dos discursos, sejam eleitores ou representantes políticos, com seus votos aceitam ou rejeitam a realidade que lhes é proposta em aqueles dos palestrantes.

Esta explicitar assim como ocorre a propósito dos discursos de gênero judicial, em que ocorre uma proposta de realidade, embora de forma diferente, como se dá nos deliberativos. Como acontece em todos esses, a transformação em realidade efetiva da realidade proposta acontece se os ouvintes com poderes para solucionar —os juízes ou membros de um júri, que atuam dando seu voto a favor do que pede o orador.

Tanto os discursos de gênero deliberativo, como os de gênero judicial se descobrem numa situação dialética de confronto discursivo de diferentes posições. No caso dos deliberativos costuma ter várias partes no combate com os seus discursos e, no caso de os judiciais há geralmente duas partes, similarmente, frente a frente com seus respectivos discursos. A propósito dos discursos de gênero epidíctico não acontece a explicitar de aceitação ou rejeição, própria dos discursos de gênero deliberativo e judicial.

  • Quatro Referências 4.1 Referências
  • Maria Hernandez Redator
  • 3 Geografia 3.Um Localização
  • 1 Androfilia e ginecofilia
  • 2 Povos indígenas
  • Institut National Polytechnique de Lorraine. E. N. S. Geologie (França)
  • Andar descalço para ter contato direto com a terra

Não é em vão com o gênero epidíctico nos situamos no domínio da falta de decisão por cota dos ouvintes. A construção e a pronúncia de discursos deliberativos, com sua proposta de realidade constitui uma imagem retórica do universo, se os ouvintes optam a favor da tese do orador, como se decidem contra.

O que acontece é que se trata de ampliações do universo diferentes. Por sua porção, os discursos políticos deliberativos de caráter político dos oradores que intervieram nos debates legislativos constituem propostas de realidade que estão mais perto de sua transformação em realidade efetiva que as relativas aos discursos eleitorais. A poliacroasis ou audição, recepção e interpretação múltipla (Albaladejo, 1998, 1999b), desempenha um papel determinante na transformação da proposta de realidade em realidade efetiva.

Uma das maneiras de poliacroasis é a que se assenta sobre a distinção entre ouvintes que resolvem e ouvintes que não decidem a propósito dos discursos. Há que partir do que cada ouvinte, ao interpretar o discurso retórico, neste instante está contribuindo pro robustecimento linguístico da proposta de realidade que faz o orador.