Guerra Civil Da Guatemala
Estabelecimento de Faixa Transversal do Norte departamento de Huehuetenango, Quiche, Alta Verapaz e Izabal, a qual foi povoada por colonos voluntários para transformar a área em um celeiro nacional. Descoberta de petróleo pela Faixa Transversal do Norte, sobretudo na região de Ixcán, e o Triângulo ixil.
1960 e 1996, dentro do fato da Guerra Fria entre o bloco capitalista, os Estados unidos e o bloco comunista da União Soviética. A batalha causou um amplo encontro no povo centro-americano em termos econômicos e políticos, e acentuou a polarização da comunidade guatemalteca.
O governo do licenciado Julio César Méndez Montenegro foi o único governo civil desde 1960 até 1986, contudo foi fortemente influenciado pelos participantes da cúpula do exército. O governo de Méndez Montenegro deu um passo ao trio de governos militares da década de 70 e, posteriormente, para a década de golpes de Estado e de fuga de capitais.
- 2 destacados Compositores de música clássica
- Usuário que reporta: ^Zeta^/query 16:00 30 de setembro de 2007 (CEST)
- GNU Paint
- Registado: 06 mar 2013
- República Dominicana
1960, no momento em que se iniciou o projeto da Faixa pensando que seria o celeiro nacional; a partir de meados da década de 1970, foi localizado petróleo pela localidade, o que provocou intensos combates na área. Segundo a Comissão para o Esclarecimento Histórico, as forças governamentais são responsáveis por 93% da agressividade do conflito e os grupos guerrilheiros de 3 % (quatro % não estão identificados).
A UFCO controlou mais de 40 % de terra do país, as instalações do único porto no Atlântico (Porto Bairros) e o transporte em rodovia de ferro, com o apoio incondicional do governo da guatemala. O termo depreciativo República das bananas (do inglês Banana Republic) é freqüentemente usado para recontar a menores países que são pobres e insuficiente desenvolvidos e que têm um governo instável, com a corrupção desenfreada e uma relação de submissão com os EUA. O termo foi cunhado pelo escritor norte-americano O. Henry, que o usou pra descrever o imaginário país “Anchuria” em seu romance Cabbages and Kings. Outros escritores seguiram a usar o termo pra reproduzir os corruptos países da América Central e o poder quase absoluto que os mesmos tinham as fruteras americanos.
Crioulos: uma minoria formada por famílias descendentes de espanhóis que conquistaram a américa Central e para 1920 estavam a cargo de ambos os partidos políticos no país. Para esse ano, haviam se referente com estrangeiros, principalmente europeus e a grande maioria deles tinha sangue indígena em sua veias.
1. Ladinos: a categoria média, constituída por indivíduos que nasceram do cruzamento entre os nativos, negros e crioulos. Em 1920, não tinham poder um, mesmo que compunham o grosso dos grupos de artesãos, donos de lojas, comerciantes e oficiais de baixa patente do exército. 2. Indígenas: os vasta maioria da população.
Seu excedente o vendiam nos mercados da comunidade e, diversas vezes transportavam seus produtos às tuas costas. O presidente interino Carlos Herrera e Lua herdou uma desarrumação fiscal, monetário e bancário, com inflação galopante; opôs-se a ratificar incalculáveis contratos com organizações norte-americanas que havia assinado com a Estrada Cabrera, e que Herrera considerava lesivos para a nação. Ministério de Fomento e a Empresa All America Cabos Incorporated, para o estabelecimento na capital de uma agência pública de cablegramas. A Greve dos Muelleros: Em meados de 1924, os portuários de Porto Bairros, chaves para a exportação de banana e para as importações pra Guatemala, demandaram a jornada de oito horas e acréscimo de seus salários.
A UFCO se recusou a aceitar e não cedeu; os trabalhadores, desta forma, foram para a greve, pra qual se solidarizaron todos os trabalhadores das fazendas da frutera. A UFCO pediu ajuda ao governo, que agiu com rapidez: tropas foram enviadas pra impor a ordem em Bairros; o choque foi brutal, saldándose com morte e feridos entre os operários.
A greve demorou 27 dias, mas a repressão conseguiu terminá-la: Vinte e dois dirigentes foram presos e, logo depois, expatriados. Greve ferrocarrilera: Em finais de 1924, os trabalhadores da International Railways of Central America (IRCA) reivindicaram a redução de horas de serviço, o aumento de salário e o respeito para a sua organização Sociedade Ferrocarrilera. Novamente, a frutera (proprietária da IRCA) recusou-se terminantemente a aceitar a estas demandas e mobilizou o governo de Orellana para reprimir violentamente a greve de 5 mil trabalhadores.