Crise Política Na Tunísia, Em 2019-2019 1

Crise Política Na Tunísia, Em 2019-2019

Off Por

Transição democrática, lenta e estagnada. Violência política por quota dos bandos islâmico e laicista. Fim do governo de Ennahda. Constituição de 2014 aprovada, o Islã continua a ser a religião de estado. O jogo laicista Nidaa Tounes ganha as eleições legislativas e presidenciais. Muitos imprevistos alimentaram os protestos, incluindo o assassinato dos proeminentes líderes seculares Chokri Belaid em seis de fevereiro de 2013 e Mohamed Escrita no dia vinte e cinco de julho.

Isto levou o governo a enumerar o grupo como organização terrorista em meio à crescente pressão de grupos de oposição. Em troca da renúncia do Ennahda, a oposição abandonou tua proposta inicial pra comprovar a Tunísia um estado laico, e se manteve o Islã como religião de estado, ante a circunstância de que seja implantada a autonomia de culto. Em vinte e nove de janeiro de 2014, após a aprovação da constituição, o governo foi substituído por outro, provisório, dirigido por Mehdi Jomaa, que se manteve até depois das eleições legislativas realizadas naquele ano. Em 23 de outubro de 2011, foi praticada uma eleição para uma assembléia constituinte, que tinha 217 assentos, sendo considerados estes eleições livres e justos, apesar da pouca participação.

Hamadi Yebali foi eleito Chefe de Governo, e Marzouki Presidente da República até a aprovação da nova constituição. Após a revolução, o Ennahda se descreveu como um partido islamista moderado” (identificando-se com os partidos democratas cristãos do Ocidente) defender a democracia, reconhecendo o pluralismo político e aceitando as relações com os países ocidentais. Ademais, os principais dirigentes do Ennahda tentaram repetidamente tranquilizar os tunisianos preocupados com a democracia e os direitos humanos. No entanto, o Movimento foi acusado de ter sido moldado pelo abdul-wahhab e de estar associado com os Irmãos Muçulmanos do Egito.

Opositores recordaram episódios da década de 1980, em que os membros do Ennahda adolescentes atacaram com ácido por “vestir indecentemente” como um aviso de que, se Ennahda acedia ao poder, teria muita repressão religiosa. Também se acreditava que o respectivo Rachid Ghanuchi, co-fundador do partido, tinha um longo histórico de selvajaria em tuas costas.

  • 18: A Hole in One (Buraco em um)
  • 2 Globos de Ouro
  • três o Prejudicou a “reserva móvel” o poder combativo romano
  • 61 Dos artilheiros do torneio com 77 gols

Após a expulsão de Ben Ali, o jogo foi legalizado e Ghanuchi foi recebido por uma multidão de cerca de 1 mil pessoas em sua volta ao país após 22 anos de exílio na Europa. Belaid foi rapidamente levado pra clínica mais próxima, no entanto os médicos não conseguiram salvá-lo, e foi declarado morto no momento de tua chegada. O imprevisto aconteceu no momento em que Tunísia celebrava o “Dia da República” com o aniversário de número cinqüenta e seis da abolição da monarquia no país.

Escrita foi levado ao Hospital Charles Nicolle, onde morreu poucas horas. Seu caixão foi desfilado pela Avenida Habib Burguiba por imensos de seus seguidores, tua esposa e sua filha, vociferando palavras de ordem: “Abaixo o governo de israel!” e acusando diretamente pro Ennahda do assassinato. Centenas de partidários também protestaram pela cidade natal de Escrita, Sidi Bouzid.